Jody Lot conquista medalha de ouro para Portugal

Português é campeão mundial de pesca submarina

O Atleta Português Jody Lot conquistou a Medalha de Ouro no 28º Campeonato do Mundo de Pesca Submarina organizado pela Confederação Mundial de Atividades Subaquáticas (CMAS), realizado em Vigo, na Espanha, de 5 a 8 de Julho.

Com a vitória na competição, realizada entre 5 e 8 de Julho, Jody Lot, que já tinha conquistado, o ano passado, o título de campeão europeu, entra definitivamente no grupo dos “grandes” da pesca submarina, sendo o primeiro português a conseguir a proeza.

O atleta luso destacou-se, assim, entre os 56 que participaram individualmente na competição, demonstrando grande regularidade durante o campeonato ao vencer a primeira jornada e ocupar o segundo lugar no pódio na jornada seguinte.

A Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas (FPAS) trabalhou desde o dia 15 de Junho, em Vigo, com uma comitiva de 8 pessoas, composta por 3 atletas titulares: Jody Lot, Pedro Silva e Rui Torres; 3 atletas suplentes: António Silva, Carlos Lourenço e João Peixeiro; e ainda mais 2 elementos da equipe técnica: Paulo Silva (Técnico) e Paulo Moreira.

Nesta competição esteve também outro português, como Juíz Internacional do Campeonato do Mundo CMAS, Lourenço Silveira, cargo esse de grande prestígio e responsabilidade.

Neste 28º Campeonato do Mundo de pesca Submarina participaram ao todo 19 nações: Argélia, Brasil, Chile, Croácia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, Grã-Bretanha, Grécia, Itália, Noruega, Peru, Portugal, Rússia, San Marino, Tahiti, Turquia, Ucrânia e USA.

A prova foi composta por duas jornadas de 5 horas cada, realizada nos dias 7 e 8 de Junho; no primeiro dia foi utilizada a zona da Costa da Vela, a norte de Vigo, e no segundo dia a zona mais a sul, na Costa de Baiona, com ótimas condições de mar para a prática desta modalidade desportiva, praticada exclusivamente em apneia.

Participaram 56 atletas, nos quais se incluíam os melhores atletas da atualidade, e mais de 60 embarcações maioritariamente semi-rígidas, que entusiasmaram uma assistência bastante numerosa, que incluía vários apoiantes das diferentes nacionalidades participantes, com destaque para os muitos portugueses que se deslocaram a Vigo para apoiar a sua seleção.

Pódio individual da competição

1º JODY LOY – PORTUGAL – Medalha de Ouro
2º António Linares – Espanha – Medalha de Prata
3º Daniel Gospic – Croácia – Medalha de Bronze

Pódio por países
1º – Espanha
2º – PORTUGAL
3º – Croácia

Com esta classificação individual, Portugal assegura assim o seu primeiro título individual de Campeão do Mundo de Pesca Submarina, em mais de 5 décadas de participação em competições internacionais. De realçar também que Portugal já venceu por equipes um Campeonato do Mundo e individualmente dois Campeonatos Euro-Africanos, um Campeonato Ibérico e um Torneio de Masters da Elite da Pesca Submarina.

Resultados anteriores mais recentes e mais relevantes

Rui Torres – Campeão da Europa e África, individual, em 2005
Portugal – Campeão do Mundo, por nações, em 2006
António Silva – Vice-Campeão do Mundo por nações, em 2006
Portugal – Vice-campeão da Europa e África, por nações, em 2011
Jody Lot – Campeão da Europa e África, individual, em 2011

A Seleção Nacional é presença assídua nas provas internacionais, a nível Ibérico, nos Campeonatos Euro-Africanos e Mundiais.

Assista ao vídeo de momentos da prova, pesagem, entrega de Medalha de Ouro a Jody Lot e o Hino Nacional Português.




5 thoughts on “Português é campeão mundial de pesca submarina

  1. Eric Lopes

    Muitos parabéns Jody!!!. Mais um atleta português mostrando que temos potencial nas mais diversas modalidades esportivas, me emocionei ao ver o vídeo.
    Mais uma vez parabéns Jody Lot e parabéns ao site por essa matéria.

  2. Amélia Santana - São Paulo/Brasil

    Parabens Jody… orgulho nacional e grande orgulho do Algarve
    Felicidades e obrigado por esta conquista para nosso país.

  3. Ricardo Meneses

    Meus mais sinceros parabens ao Jody, é isso aí, incentivar, investir. Os portugueses tem potencial, precisamos apoiar nossos atletas. Os jogos olimpicos estao aí, que Portugal tenha um bom resultado.

  4. Frederico Deseta Neto

    Parbéns Jody.
    Estive em Portugal em 2006 na equipe do Brasil (fui campeão nacional 2006 Brasil) e pude ver como vocês são organizados e incentivam o esporte.Parabéns.

    Frederico Deseta Neto.

  5. CRISTINA LOT

    PARABÉNS JODY ÉS UM ORGULHO PARA PORTUGAL E SOBRETUDO PARA A TUA FAMILIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *