projeto-idosos-caes

Projeto português leva cães a lares de idosos

Na Póvoa de Lanhoso (vila portuguesa no Distrito de Braga) uma iniciativa original está unindo pessoas da 3ª idade a amigos de quatro patas, com o objetivo de humanizar a experiência de idosos institucionalizados e, também, de sensibilizar a população para o problema do abandono animal.
O projeto que recebeu o nome de AAA (Atividade Assistida por Animais em Lares de Idosos), surgiu da parceria entre a Câmara Municipal e o CAPA (Clube de Adoção e Proteção de Animais).

O Lar de S. José da Santa Casa da Misericórdia foi o primeiro a receber o projeto, que incluiu atividades como o “Passeio com melhor amigo do Homem”, a “Dança com cães” e a “Hora do Mimo”.

Os “cães terapeutas” utilizados nas sessões pertencem ao CAPA e foram resgatados das ruas. Integraram o programa AAA depois de submetidos a um treino básico e acompanhamento veterinário.
Atendendo ao sucesso da primeira sessão, o próximo objetivo é alargar a iniciativa a outras instituições similares no concelho.
Para além de proporcionar momentos estimulantes à população idosa, o projeto pretende também sensibilizar a sociedade para a fragilidade dos idosos institucionalizados e para a causa animal, nomeadamente para o abandono de animais de estimação.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *