Morre Maria Barroso, mulher do ex-presidente português Mário Soares

A esposa do ex-presidente de Portugal Mário Soares,  Maria Barroso, morreu nesta terça-feira (7) aos 90 anos em um hospital de Lisboa.

Maria Barroso, que estava internada após sofrer uma queda em casa em 26 de junho e estava em coma, morreu nesta madrugada, confirmaram à imprensa fontes do hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.

Maria Barroso se casou em 1949 com Mário Soares, o primeiro-ministro de Portugal entre 1976 e 1978, de 1983 a 1985, e presidente da República entre 1986 e 1996, com quem teve dois filhos, João e Isabel.

Além de seu envolvimento no Partido Socialista português desde sua fundação em 1973, Barroso foi atriz e ativista de várias causas a favor dos direitos humanos.

Um de seus últimos cargos foi a de presidente da Cruz Vermelha portuguesa, e diretora da fundação Pró Dignitate, que ela mesma fundou.

As bandeiras da sede dos socialistas foram hasteadas hoje a meio mastro e seu secretário-geral, António Costa, afirmou em comunicado compartilhar a “profunda sensação de perda, que agora é sentida por todos os socialistas”.

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho e o presidente da República, Aníbal Cavaco, entre outras personalidades do país, deram as condolências e os reconhecimentos à trajetória da ex-primeira-dama.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *