Azeites portugueses conquistam 24 medalhas no Japão

Os azeites portugueses continuam encantando o paladar de especialistas dos quatro cantos do mundo. Portugal brilhou, em Abril, na mais recente edição do concurso internacional “Olive Japan” – evento no qual Portugal já tinha sido amplamente premiado em 2014 -, tendo somado um total de 24 medalhas.

O azeite algarvio Monterosa Maçanilha foi o grande vencedor português da competição, sendo o único produzido em Portugal a conquistar um lugar entre os 12 melhores azeites extra-virgens do mundo, reconhecidos o galardão mais importante do “Olive Japan”, a medalha “Premier”.

Produzido, o ano passado, pelos Viveiros Monterosa no seu lagar de Moncarapacho, em Olhão, este azeite português aparece no ‘top’ restrito dos azeites de maior qualidade a nível internacional, que partilha com produções de Espanha (o país mais premiado), Itália e Grécia.

Além desta medalha “Premier”, Portugal somou ainda um total de 14 medalhas de ouro, quatro das quais atribuídas aos azeites Gallo Worldwide. Entre os vencedores portugueses estiveram também os azeites Herdade do Esporão, Oliveira da Serra, Picoto, Valpaços, Casa de Santo Amaro, Viveiros Monterosa e Quinta Vale do Conde.

A estas conquistas acrescentam-se nove medalhas de prata, divididas pela CARM – Casa Agrícola Roboredo Madeira, Angelica, Casa Anadia, Oliveira da Serra, Art&Soul, Quinta da Lagoalva e Herdade do Esporão.

No total, estiveram em avaliação 441 azeites de 22 países tão díspares como Argentina, Uruguai, EUA, África do Sul, Tunísia, Jordânia, Chipre, Espanha, Itália ou Palestina.

Os vencedores foram escolhidos por um painel de jurados composto por especialistas internacionais, que entregaram um total de 12 medalhas “Premier”, 152 medalhas de ouro e 134 medalhas de prata.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *