Cavaco Silva visitará a Noruega de 4 a 6 de Maio

O Presidente da Republica de Portugal visitará a Noruega de 4 a 6 de maio. o Chefe de Estado português será acompanhado pela ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, pelo ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato e pelo ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva. Será também acompanhado por uma significativa delegação empresarial.

Ambos os países são estados costeiros na periferia da Europa e partilham uma relevante história marítima comum. São aliados da Nato e parceiros no mercado interno europeu.

Em ocasião dessa visita, os conselhos de investigação de ambos os países (FCT e Research Council of Norway) assinarão um memorando de colaboração na área da pesquisa, com enfoque nas áreas da biotecnologia marinha, ambiente marinho, subsea e energias renováveis off-shore.

A Ministra Norueguesa das Pescas, Elisabeth Aspaker, que já visitou Portugal varias vezes e irá visitar novamente em Junho por ocasião da Blue Week, será a anfitriã da visita oficial em Bergen. O Instituto de investigação marinha (IMR) e o IPMA assinarão um memorando de entendimento para colaboração na área da investigação no domínio das pescas e da aquacultura.

Em Bergen o Presidente conhecerá também o navio da guarda costeira norueguês, uma estação de investigação do IMR e um projeto de aquacultura.

“Para a Noruega e para Portugal, o mar não é um obstáculo mas um fator que nos une. A visita do Presidente fortalecerá a nossa já estreita colaboração nos assuntos do mar” afirmou Ove Thorsheim, Embaixador da Noruega em Portugal.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *