Ciclista português conquista o tri-campeonato na Suíça

rui-costa-tri-campeao-suicaO ciclista português Rui Costa, campeão mundial de estrada em 2013, sagrou-se, este domingo, vencedor da Volta à Suíça, conquistando o titulo pela terceira vez consecutiva, algo algo inédito até hoje na história da prova.

Partindo na terceira posição para a derradeira etapa, o ciclista que é natural da Povoa de Varzim conseguiu anular a desvantagem para Tom Dumoulin e Tony Martin para repetir o êxito na Volta à Suíça, competição que é considerada a quarta prova mais importante da temporada, a seguir às três “grandes”, Tour, Giro e Vuelta, dos dois anos anteriores, vencendo a etapa, que terminava com uma contagem especial de montanha, com 14 segundos de vantagem sobre o seu perseguidor direto, o ciclista holandês Bauke Mollema (Belkin Pro), e 24 sobre o terceiro classificado, o suíço Mathias Frank (IAM Cycling).

Na geral, Rui Costa terminou com uma vantagem de 33 segundos sobre o Mathias Frank e de 50 segundos sobre Bauke Mollena. O alemão Tony Martin (Omega Pharma), que liderava até à etapa de hoje, terminou em quarto da geral, a 1.13 minutos do português.

Rui Costa atacou numa subida sensivelmente a meio da tirada, integrado num grupo alargado de ciclistas, tentando ganhar distância de Tony Martin.

O alemão respondeu, sobretudo na subida de 20 quilômetros até chegar a Saas-Fee, mas Rui Costa aguentou-se bem, tirou partido dos ciclistas da Belkin e da IAM Cycling – que tentavam apoiar Mollema e Frank – e atacou sozinho a três quilômetros do final.

André Cardoso (Garmin Sharp) acabou a etapa no sexto lugar, a 1.28 minutos do vencedor, e concluiu a Volta na 22.ª posição. Já Nelson Oliveira, colega de Rui Costa na Lampre-Merida, terminou a Volta na 63.ª posição da geral (depois de um 71.º lugar na tirada, a 23,49 minutos do líder).

Esta foi a primeira vitória da temporada para o chefe de fila da Lampre, que sobe ao terceiro lugar do ranking mundial da UCI, atrás do espanhol Alberto Contador e do colombiano Nairo Quintana.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *