Portugal no “pote 2” do sorteio caso se classifique

A FIFA anunciou hoje o “ranking” que servirá de base à definição dos cabeças de chave no sorteio do Mundial 2014 de futebol, que coloca Portugal – caso a equipe obtenha a classificação na repescagem das Eliminatórias Europeias – no “pote 2”, fora do grupo de Cabeças de Chave.

Portugal, que terá de disputar os “play-off” da zona europeia de qualificação, é 14.º posicionado e poderá ter a companhia no “pote 2” de Holanda (8.º lugar), Itália (8.º), Inglaterra (10.º), Chile (12.º), Estados Unidos (13.º), Grécia (15.º, mas que também disputará os “play-offs”) e Bósnia-Herzegovina (16.º).

Caso se qualifique para o Mundial 2014 no Brasil, a seleção portuguesa já sabe que não evitará um dos primeiros sete colocados do “ranking” – Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia, Bélgica, Uruguai e Suíça, por esta ordem -, além do Brasil, 11.º colocado na classificação da FIFA, mas que entra diretamente no “pote 1” por ser o país sede da Copa.

O Uruguai é a única das seleções com estatuto de cabeça de série que ainda não garantiu a classificação para o Mundial – o que pode permitir a subida de uma das equipas do “pote 2” -, A seleção uruguaia irá disputar um “play-off” com a Jordânia para garantir a presença no sorteio que será realizado no próximo dia 06 de dezembro.

A FIFA explicou, em comunicado emitido no dia 04 de outubro, que o sorteio terá por base o “ranking” de outubro de 2013 (que será divulgado quinta-feira – 17/10) e não o do mês seguinte, por considerar que beneficiaria de forma injustificada as seleções que disputarão os “play-offs”, marcados para os dias 15 e 19 de novembro, no caso europeu.

A organização que rege o futebol mundial passou a basear-se desde 2010 na sua própria classificação para determinar os pré-designados para as fases finais, em vez do anterior sistema que tinha por base os resultados obtidos em edições anteriores das provas e da fase de qualificação.

Além do “ranking”, a FIFA adotará “critérios geográficos” para definir a composição dos restantes “potes”, durante uma reunião que se vai realizar três dias antes do sorteio, a 03 de dezembro, com o propósito de evitar que duas ou três seleções do mesmo continente sejam sorteadas no mesmo grupo.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *