Sara Moreira é campeã europeia nos 3.000m

A atleta portuguesa sagrou-se campeã europeia dos 3000 metros

A atleta portuguesa sagrou-se campeã europeia dos 3000 metros

A portuguesa Sara Moreira sagrou-se, este domingo, campeã europeia dos 3.000 metros em pista coberta, tendo conquistado a única medalha para Portugal nos Europeu de Atletismo, realizado em Gotemburgo, na Suécia.

Depois de ter chegado à final com o melhor tempo das eliminatórias (9:01.00), a atleta lusa, medalha de prata em 2009 em Turim, voltou a superar-se, garantindo o ouro com o tempo de 8:58.50 minutos.

Sara Moreira isolou-se das concorrentes nas duas últimas voltas e completou a prova de forma destacada, com dois segundos de vantagem sobre a alemã Corinna Harrer e a irlandesa Fionnaula Britton, medalhas de prata e bronze, respetivamente.

A atleta Sara Moreira é natural de Santo Tirso e representante do SL Benfica de Lisboa.

No que toca à estratégia adotada, Sara Moreira afirmou ter seguido as mesmas linhas orientadoras às quais recorreu na eliminatória de sábado.

“Se a prova fosse inicialmente muito lenta, como foi, a faltar sensivelmente sete voltas, [o que iria fazer era] passar eu para a frente da corrida, impor um ritmo mais forte, de forma a desgastar a maior parte das adversárias, e, depois, chegar às últimas duas ou três voltas e ‘sprintar’ aquilo que conseguisse para ganhar”, ilustrou.

A atleta salientou, porém, que tal não foi necessário, “porque a etíope fez isso a faltar oito voltas”, o que permitiu a Sara Moreira desgastar-se menos. “Fui atrás dela até quatro voltas do fim. Como me sentia muito bem, decidi arriscar e impor o meu ritmo, por acreditar que podia ganhar e foi o que fiz”, acrescentou.

Apesar da medalha de ouro e da consagração, a jovem atleta disse acreditar que ainda não atingiu o seu máximo. “Espero ainda atingir o meu ponto alto. Tenho 27 anos e uma carreira ainda pela frente. O Mundial é diferente, por isso, tenho os pés assentes na terra. Sei que é muito difícil, mas o meu sonho é alcançar um resultado entre os oito primeiros. Seria excelente”, finalizou.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *