Ministro Belga diz que a Europa está pronta para ajudar Portugal

Didier Reynders diz que Europa está pronta para ajudar.

Didier Reynders diz que Europa está pronta para ajudar.

A Europa está disposta a enviar ajuda financeira a Portugal assim que for solicitado, afirmou nesta quinta-feira o ministro das Finanças belga, Didier Reynders, antes do início do encontro de líderes da União Europeia em Bruxelas.

 

“Estamos dispostos a intervir e ajudar, mas Portugal deve pedir primeiro” disse Reynders.

O primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, renunciou ontem depois de o Parlamento do país vetar um plano de corte de gastos para reequilibrar a dívida e o deficit públicos. Com isso, o país mergulhou em uma grave crise política e financeira.

“Seria útil organizar uma ajuda [a Portugal] porque permitirá ao país pagar menos juros sobre a dívida pública e pedir menos esforços à população”, acrescentou o ministro belga.

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, afirmou nesta quinta-feira que é “indispensável” a redução do deficit público de Portugal.

“Os objetivos de consolidação fiscal e reformas estruturais que a Europa tem apoiado são indispensáveis para a confiança da economia”, ressaltou Barroso, em Bruxelas.

O compromisso do governo português era de reduzir o deficit público anual para 4,6% do PIB (Produto Interno Bruto) este ano. Para o presidente da Comissão Europeia, atingir esse objetivo é indispensável.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *