O clima em Portugal

Verão em Portugal

Verão em Portugal

Em Portugal continental, as temperaturas médias anuais são 13°C no norte e 18°C no sul. As ilhas da Madeira e dos Açores, devido à sua localização no Atlântico, são mais úmidas e chuvosas, e com um intervalo de temperaturas menor. Normalmente, os meses da Primavera e Verão são ensolarados e as temperaturas são altas durante os meses secos de Julho e Agosto, podendo ocasionalmente passar dos 40°C em boa parte do país, em dias extremos, e com maior frequência no interior do Alentejo. Os Verões são amenos nas terras altas do Norte do país e na região litorânea do extremo norte e central. O Outono e o Inverno são tipicamente ventosos, chuvosos e frescos, sendo mais frios nos distritos do norte e central do país, nos quais ocorrem temperaturas negativas durante os meses mais frios. No entanto, nas cidades mais ao sul de Portugal, as temperaturas só muito ocasionalmente descem abaixo dos 0°C, ficando-se pelos 5°C na maioria dos casos.

Inverno em Portugal

Inverno em Portugal

A neve ocorre regularmente em três distritos ao Norte do país (Guarda, Bragança e Vila Real) e diminui a sua ocorrência em direção ao sul, até se tornar inexistente na maior parte do Algarve. No Inverno, temperaturas inferiores a -10°C e grandes quedas de neve ocorrem com alguma frequência em pontos restritos, tais como a Serra da Estrela(foto), a Serra do Gerês e a Serra de Montesinho, podendo nevar de Outubro a Maio nestes locais.

Portugal passou a ter o Horário da Europa Central e o Horário de Verão da Europa Central em 1992, mas regressou à Hora da Europa Ocidental em 1996, concluindo que o anterior horário poderia criar distúrbios nos hábitos de sonos das crianças, ao não estar escuro pelas 22h00 ou 22h30 nas noites de verão, com repercussões no desempenho escolar, e que as companhias de seguro reportavam um elevado número de acidentes.


 

Horário de Verão na Europa

Horário de Verão na Europa

O Horário de Verão em Portugal foi adotado desde 1916, sendo que desde então não houve horário de verão em 14 anos. O período de vigência foi bastante variado até 1997, quando o Parlamento Europeu uniformizou o horário de verão na Europa, com o nome de Horário de Verão da Europa Ocidental.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *