A Economia de Portugal


A Economia Portuguesa

A Economia Portuguesa

Segundo o Banco Mundial, a economia portuguesa é a 36ª maior do mundo .

Ao longo dos últimos 40 anos Portugal foi o país da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico)com maior taxa de crescimento do PIB, com exceção da Irlanda (Fonte: OCDE).

Após sua entrada na União Europeia em 1986, o país iniciou então um período de fortes reformas e de elevados investimentos em infra-estruturas que se refletiriam numa rápida aceleração do crescimento econômico.

Entre 1970 e 2003 o PIB ‘per capita’ medido em PPP (Paridade do Poder de Compra) cresceu de pouco mais de 50% para cerca de 70% do mesmo indicador para a média da União Europeia (Fonte: OCDE).

Portugal foi dos primeiros países selecionados para a fase final da União Econômica e Monetária, iniciando a introdução do Euro como moeda a partir de 1 de Janeiro de 1999 (a circulação de notas e moedas iniciou-se em 1 de Janeiro de 2002).

A participação no Euro obriga o país ao cumprimento das regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento, obrigando ao controlo das contas públicas e da inflação, mas assegurando ao País níveis mínimos históricos de inflação e taxa de juro.

Atualmente a estrutura da economia baseia-se nos Serviços de indústria, que representam 67,8% e 28,2% do VAB (Fonte: INE, 2004).

Nos últimos anos, Portugal vem enfrentando o problema da estagnação econômica com a economia crescendo menos de 2,0% ao ano, abaixo da média da UE.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *