cidade-amadora

Cidade de Amadora

 

Bandeira de Amadora

Bandeira de Amadora

HISTÓRIA

A região da Amadora serviu durante vários séculos de estância de veraneio para famílias abastadas de Lisboa.

A salubridade do sítio, a proximidade da capital, as facilidades de comunicações e vasta área disponível para urbanização estão na base do desenvolvimento espetacular de construções, que , em determinadas zonas, ainda tem habitações clandestinas.]

O atual território da Amadora nasceu da divisão da antiga freguesia de Benfica, cortada pela Estrada da Circunvalação aquando da redefinição dos limites de Lisboa, em 1885-1886.

A freguesia extra-muros, chamada Benfica-Extra, ficou a pertencer ao concelho de Oeiras.

O principal núcleo da freguesia passou a ser o lugar da Porcalhota. Em 1907, a população local pediu ao rei D. Carlos que permitisse a mudança de nome, situação a que o Ministério do Reino deu despacho, renomeando a povoação de Amadora em 28 de Outubro de 1907.

Brasão de Amadora

Brasão de Amadora

Foi elevada a freguesia dentro do concelho de Oeiras em 17 de Abril de 1916, e foi elevada a vila em 24 de Junho de 1937.

O município da Amadora viria a ser criado há 31 anos, em 11 de Setembro de 1979, por secessão da Amadora e da Venteira, do nordeste do concelho de Oeiras. Dias depois, 17 de Setembro de 1979, foi elevada a cidade, e dividida nas freguesias de Alfragide, Brandoa, Buraca, Damaia, Falagueira-Venda Nova, Mina e Reboleira. Na ocasião agregou a si partes das freguesias de Queluz e de Belas, pertencentes ao concelho de Sintra, e tendo cedido a localidade de Presa que passou a fazer parte da freguesia de Odivelas, actual concelho de Odivelas.

Em 1997, foram enfim criadas as freguesias de Alfornelos, Falagueira, Venda Nova e São Brás, prefigurando assim a atual divisão municipal.Entre os seus símbolos contam-se o Aqueduto das Águas Livres, bem como os campos de aviação que tiveram tanta importância na emergência da aviação em Portugal, sendo que ainda hoje o Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa se situa no concelho, na freguesia da Buraca. Ambos figuram nas armas da cidade.

LOCALIZAÇÃO

Localização de Amadora

Localização de Amadora

Amadora é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Lisboa, região de Lisboa e sub-região da Grande Lisboa, com 175 872 habitantes, sendo a quarta cidade mais populosa em Portugal.

É sede de um dos mais pequenos municípios de Portugal, com apenas 23,77 km² de área mas 172 110 habitantes (2008), subdividido em 11 freguesias.

O município é limitado a nordeste pelo município de Odivelas, a sueste por Lisboa, a sul e oeste por Oeiras e a oeste e norte por Sintra.

A Amadora é o município com mais elevada densidade populacional do país.

A Amadora constituiu-se em torno do lugar da Porcalhota, servida pela Capela de Nossa Senhora da Conceição da Lapa, sede de irmandade própria que dispunha de avultados bens.







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *