Cidade de Águeda

HISTÓRIA

Bandeira de Águeda

Bandeira de Águeda

Existem no atual concelho de Águeda abundantes vestígios comprovativos da presença romana, nomeadamente na Estação Arqueológica do Cabeço do Vouga. Relativamente à cidade, há fortes probabilidades de que a via romana que ligava Aeminium (Coimbra) a Cale (Gaia) passasse por Águeda.No que concerne ao próprio nome de Águeda, existem várias suposições tendentes a desvendar a origem no nome do rio lá situado, o qual já no século IX se chamava Ágata. Em documento datado de 1050 são mencionadas diversas vilas situadas na área do atual concelho de Águeda, tendo várias delas topónimos de origem árabe. A cidade atual procede do repovoamento feito nos inícios da Nacionalidade (século XI-século XII): Apesar de ser povoação próspera e de seus moradores terem diversos privilégios, como testemunham os procuradores de Aveiro nas Cortes de Évora em 1451, Águeda não recebeu foral próprio. Dom Manuel I incluiu Águeda no foral concedido a Aveiro, em 1515. Assequins, povoação atualmente incluída na cidade, recebeu foral próprio de Dom Manuel I.O concelho de Águeda, com a elevação da sede a vila, foi constituído a 31 de Dezembro de 1853, integrando diversos concelhos, de origem medieval então extintos, entre eles o de Aguada de Cima,o de Castanheira do Vouga e o de Préstimo.

Brasão de Águeda

Brasão de Águeda

Águeda foi elevada à categoria da cidade por lei de 14 de Agosto de 1985.  A importância de Águeda veio-lhe das várzeas que lhe ficam fronteiras e alastram na bacia que começa um pouco acima da Borralha. Foram elas as causas de se encontrarem os nomes locais,  nos documentos que se reportam à primeira reconquista.

Águeda foi elevada à categoria de cidade em 1985, pela lei nº30/85, de 14 de Agosto. Além desta cidade, o concelho inclui quatro vilas: Aguada de Cima, Fermentelos, Mourisca do Vouga e Valongo do Vouga tendo esta última sido elevada a vila no ano de 2009.

GEOGRAFIA

Águeda é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Aveiro, Região Centro e subregião do Baixo Vouga, com cerca de 14 504 habitantes. Ergue-se a 15 m de altitude.É sede de um município com 335,28 km² de área e 49 857 habitantes (2008) (Densidade: 149 hab./km²), subdividido em 20 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Sever do Vouga, a nordeste por Oliveira de Frades e por Vouzela, a leste por Tondela, a sul por Mortágua e por Anadia, a sudoeste por Oliveira do Bairro, a oeste por Aveiro e a noroeste por Albergaria-a-Velha.

LOCALIZAÇÃO

Localização de Águeda

Localização de Águeda

A cidade é atravessada pelo rio do mesmo nome, espraiando o seu casario por uma leve encosta num amplo vale a 31 metros de altitude. É um importante centro comercial e industrial de uma área agrícola extremamente fértil na produção de milho, fruta, vinho e madeira.Tem muito desenvolvida a metalomecânica, o fabrico de motores para velocípedes e de materiais de construção, e o fabrico de bicicletas. A actividade económica merece-lhe o epíteto de «terra das ferragens» por ser este, a par do fabrico de motociclos o sector industrial privilegiado.Um número considerável das freguesias do concelho estão inseridas na região da Bairrada, famosa pelos seus vinhos e o seu leitão assado.Águeda dista de Lisboa 240 km, do Porto 72 km e de Aveiro cerca de 20 km.




One thought on “Cidade de Águeda

  1. Bianca Rocha

    olá , Boa Tarde .
    Vi em umas das fotos de Patricia Almeida (fotógrafa). uma instalação de guardas-chuvas, na praça da cidade.
    Vcs poderiam me passsar o nome do artista …sou formanda de Atres Visuais , fiquei muito interessada , e gostaria de falar do mesmo , em meu TCC.

    desde já agradeço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *